FAQ
Simplificando, trata-se de conectar dispositivos do nosso dia a dia através da internet, deixando-os conversarem conosco, através de aplicativos que geralmente possuem uma chave on-off. Isso inclui tudo, desde celulares, cafeteiras, máquinas de lavar roupa, fones de ouvido, lâmpadas, dispositivos portáteis e quase qualquer outra coisa que você possa pensar. Isso também se aplica aos componentes de máquinas, por exemplo, um motor a jato de um avião ou a broca de uma plataforma de petróleo. Como eu mencionei, se tem um interruptor on-off, as chances são de que pode ser uma parte da IoT.
São dispositivos eletrônicos miniaturizados com software inteligente interno, embarcados em “Coisas” normais do cotidiano das pessoas, tornando-as “Espertas”. Com isto é possível alta capacidade de comunicação entre a “Coisa” e o mundo através de uma conexão sem fio (WiFi) rápida e segura com seu roteador e a internet (Word Wide Web). É o conceito de IoT (Internet das Coisas).
Coisas Espertas vem para melhorar a forma do ser humano se relacionar com o meio em que vive, desta forma permite:
- Reduzir Custos do dia a dia e assim otimizar os gastos.
- Reduzir o desperdício de recursos.
- Melhorar acessibilidade. principalmente em portadores de necessidades especiais.
- Trazer maior conforto e comodidade ao ser humano, diminuindo esforços desnecessários e redundantes em um mundo moderno.
- Criar e melhorar novas formas de comunicação do ser humano com coisas de seu meio ambiente.
- Criar autonomia a objetos animados e inanimados (“Coisas”) com a inserção de inteligência artificial.
O ser humano vem ao longo de sua existência procurando maneiras de viver melhor com o uso de Engenharia e de novas tecnologias. Além é claro do seu bem estar, hoje há um crescente apelo por otimização dos gastos com recursos naturais até porque são limitados e caros. Desta forma surgem vários problemas a serem resolvidos que estão presentes em nossa vida, em nossas casas nos condomínios onde moramos, em nossas empresas e industrias, inclusive quando saímos de casa e acessamos o domínio publico que é o caso de vias, rodovias, prédios e parques públicos, as cidades.
Otimização de recursos – eficiência energética, redução de custos operacionais (automina) , aumento da acessibilidade , melhoria na solução de problemas do cotidiano – controle e Monitoramento remoto (indústria 4.0), auxílio no gerenciamento de infra-estrutura tecnológica (corretivo e preventiva), aumento da comodidade e facilidades.
Com a Coisas Espertas, tudo o que estiver ao alcance de ser ligado/desligado ou acionado via energia diretamente: luzes, motores, tomadas, cafeteiras, etc; ou Contato seco como: portões, fechaduras, cortinas, etc;
Preços exorbitantes para sistema de automação estão frequentemente relacionados a produtos importados e a exigência de mão de obra especializada para a instalação. Com as Coisas Espertas apesar de trabalhar apenas com material de primeira qualidade, possui o melhor custo benefício do mercado. Isto se justifica porque possui um sistema de instalação muito inteligente e simples sem a necessidade de contratar um instalador ou fazer obras desnecessárias. Por sermos 100% nacional, não sofremos com variação do dólar.
Se acabar a energia, o roteador perde sinal, portanto os dispositivos ficarão fora da rede. Porém quando voltar a energia as Coisas Espertas irão entrar na rede normalmente desde que o nome e a senha do roteador permaneçam o mesmo.