Central de ajuda
Problemas de instalação, funcionamento e como solucioná-los
Caso na primeira instalação você não consiga conectar o dispositivo na rede:
- Certifique-se de que ao conectar na tomada o dispositivo piscou 5 vezes, indicando que está pronto para ser configurado.
- Distância do roteador. Certifique-se que o dispositivo esteja próximo ao roteador. Caso não for possivel, sugere-se a utilização de repetidores de sinal.
- Acesso à internet. Certifique-se que o roteador possui acesso à internet.
- Led intermitente. Se o dispositivo, logo de início, piscar o led intermitentemente, ele está tentando conectar a uma rede existente (como descrito na sessão “Problemas indicados pelo Led”) ou pode ser um problema de software, entre em contato por meio do chat ou atraves do email: suporte@coisasespertas.com.br
- Senha incorreta. Certifique-se de que a senha do roteador está correta. Tente novamente.
- Rede incorreta. Certifique-se de que sua rede é 2.4Ghz, os roteadores mais novos de 5Ghz não irá funcionar.
- Se o problema persistir entre em contato atraves dos meios de comunicação abaixo.
Problemas que podem afetar o funcionamento dos dispositivos:
- Verifique se você está na mesma conta em que o dispositivo foi registrado.
- Roteador antigo. Os roteadores antigos tem mais dificuldades de processamento de dados e o tempo de resposta é mais lento, fazendo com que o aplicativo não ache no tempo estabelecido. É aconselhável um roteador moderno que esteja mais apto a receber diversos pacotes de dados ao mesmo tempo.
- Sinal fraco. Verifique se o dispositivo está distante do roteador, onde o sinal é possivelmente fraco. Nesses casos, repetidores de sinal podem ser a solução.
- Mudar o dispositivo de roteador. Se quiser mudar o dispositivo de roteador, o certo é ir nas configurações do dispositivo no aplicativo, e clicar em “Configurações de fábrica”. Se não foi possível, o Led irá piscar intermitentemente, indicando que está configurado errado, portanto você terá 5 minutos para colocar na nova rede ou ele irá reiniciar. Adicione enquanto ele está piscando, e certifique-se que está na mesma conta.
- Mudar o dispositivo de conta. Se quiser mudar o dispositivo de conta vá nas configurações do dispositivo no aplicativo, e clique em “Configurações de fábrica”.
- Mudança de roteador. Ao mudar o roteador você deverá, de preferência, colocar o mesmo nome e senha que o antigo, desse jeito os dispositivos entrarão automaticamente. Caso não for possível, o Led do dispositivos ficarão piscando sem parar, e você deverá adicionar os dispositivos no novo roteador um por um.
- Mudança de nome ou senha. Verifique se o nome ou a senha do roteador foram alterados, em caso afirmativo, deverá adicionar os dispositivos na rede um por um.
- Queda de energia. Verifique se o roteador está conectado na energia, se houve perda de conexão com a internet. Se não, entre em contato conosco atraves dos meios de comunicações abaixo.
Em caso do aplicativo não conseguir achar os dispositivos na rede:
- Roteador antigo. Os roteadores antigos tem mais dificuldades de processamento de dados e o tempo de resposta é mais lento, fazendo com que o aplicativo não ache no tempo estabelecido. É aconselhável um roteador moderno que esteja mais apto a receber diversos pacotes de dados ao mesmo tempo.
- Sinal fraco. Verifique se o dispositivo está distante do roteador, onde o sinal é possivelmente fraco. Nesses casos, repetidores de sinal podem ser a solução.
- Rede diferente. Certifique-se de que você está conectado na mesma rede em que o dispositivo foi adicionado.
- Distância do roteador. Certifique-se de que o dispositivo está perto do roteador, pois o aplicativo possui um tempo de resposta e uma distância maior pode levar mais tempo para o roteador receber o sinal, fazendo com que o aplicativo não ache no tempo estabelecido.
- Sobrecarga de dados. Certifique-se de que o roteador não está sobrecarregado de dados, como transferência de arquivos, internet, streamig, etc… Para aliviar, tente reiniciá-lo.
- Alteração geral. Certifique-se de que não houve alteração de roteador, nome ou senha.
- Verifique se o led do dispositivo está piscando sem parar. Caso positivo, isso indica que ele está fora de rede ou fora da nuvem. Vá a sessão “Problemas de funcionamento”.
Em operação normal, se o Led do dispositivo piscar sem parar, intermitentemente, indica que:
- Está configurado errado. Certifique-se que nada foi alterado, como descrito na sessão “Problemas de funcionamento”.
- Em caso de conexão com roteador. O dispositivo perdeu conexão com roteador, verifique se o roteador está ligado. Se estiver, pode ser que o sinal onde o dispositivo está a conexão é fraca, repetidores de sinal podem ser a solução.
- Queda de energia. O dispositivo irá retornar à rede normalmente quando voltar a energia.
- Em caso de conexão com nuvem. O dispositivo perdeu conexão com a nuvem, verifique a conexão com a internet.
- Se não verificar nenhum dos problemas acima, entre em contato com o suporte atraves dos meios de comunicação abaixo.